É sempre com um nervoso miudinho que entregamos um mapa ao crivo dos exigentes praticantes de Orientação.
O desenho de mapas de Orientação é muito complexo e, ao mesmo tempo, muito subjectivo. Dois cartógrafos não desenham a mesma floresta da mesma forma. No entanto, ambos se devem regir pelas normas de cartografia da International Orienteering Federation.
Durante o mês de Maio foi hora de entregar dois mapas à comunidade de Orientação.
O mapa de Moreira – Pena Verde foi o mapa mais difícil que já desenhei. A informação base era muito pobre (apenas a fotografia aérea do Google Maps e a altimetria do Município) e a complexidade da área é algo fora de série. A quantidade de elementos rochosos, o declive e a alta densidade de vegetação tornaram o desenho deste mapa super complexo e moroso. Valha-nos o GPS…
O mapa da Barragem Carvalhal do Eiro é também, e há semelhança dos restantes mapas na zona de Aguiar da Beira, extremamente técnico e de desenho complexo. Como se trata de uma zona mais aberta, a fotografia aérea é um bom auxiliar, facilitando a tarefa do cartógrafo. Resta dizer que, para mim, esta pequena zona é o melhor terreno para a prática de Orientação que existe em Portugal – mas eu sou suspeito…
Espero que todos os atletas tenham gostado da cartografia, sabendo de antemão que a navegação fluída neste tipo de terreno está apenas ao alcance dos atletas mais experientes.